Sobre o Centro de Extensão

Coordenação do Centro de Extensão: Profª Simone Medeiros de Carvalho (para o biênio 2018/2019).
Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998); Bacharelado em Administração Pública pela UFOP (2011); Mestrado em Educação pela PUC Minas (2002) - Área de Concentração Sociologia e História da Profissão Docente e Doutorado em Educação FAE/UFMG (2012) - Linha de Pesquisa: Políticas Públicas. Tem experiência como professora do Ensino Superior e da Educação Básica nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Curriculo Lattes


Centro de Extensão da Faculdade de Educação – FaE –, é um órgão colegiado técnico-consultivo do Conselho Departamental da FaE em matéria de coordenação, avaliação, proposição e acompanhamento das atividades de extensão. Estas atividades buscam ultrapassar o âmbito específico de sua atuação, tanto na graduação como na pós-graduação e encontram-se indissociadas dos Centros de Ensino, Pesquisa e Comunicação.

A extensão é concebida como processo educativo, cultural e científico, visando desenvolver as relações entre a Universidade e a sociedade e contribuir para a melhoria das condições de vida das diferentes regiões mineiras, como previsto no Estatuto da UEMG. Em consonância com os documentos do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, as atividades de extensão serão realizadas sob a forma de programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviços.

A partir das orientações da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX – da Universidade do Estado de Minas Gerais –UEMG – o Centro de Extensão baseia-se em uma política de ação que contempla:
I. O fortalecimento e a potencialização de suas ações e atividades, articulando-as de modo a explorar a natureza de unidade institucional e do caráter multicampi de sua universidade;
II. A inter, multi e transdisciplinaridade e a intersetorialidade, possibilitando um conjunto de atividades de extensão de caráter contínuo e adequada à sua permanência;
III. Estímulo à interface da extensão com o ensino e a pesquisa, orientando-se pelo princípio da indissociabilidade e, por fim;
IV. O registro, a publicização e o acompanhamento de suas atividades no meio social e cultural nos quais estão inseridas.

Assim, a Extensão na FaE tem como referência as diretrizes do Plano Nacional de Extensão, tendo como objetivo principal facilitar o contato de professores, funcionários e alunos/as com as demandas sociais por meio de cursos, eventos, oficinas, projetos de ação solidária e projetos técnico-científicos com a difusão de seus resultados, disseminando, portanto, o conhecimento gerado sobre a interface teoria e prática, propondo-se a articular o saber e o fazer acadêmico.

 Em consonância com as orientações da PROEX/UEMG, o Centro de Extensão da FaE, objetiva:
• Estimular atividades cujo desenvolvimento implique relações multi, inter e /ou transdisciplinares e interprofissionais de setores da Faculdade de Educação e da sociedade;
• Valorizar os programas, projetos, cursos, oficinas de extensão interinstitucionais, sob a forma de redes ou parcerias, e as atividades voltadas para o intercâmbio e a solidariedade regional;
• Tornar permanente a avaliação institucional das atividades de extensão universitária como um dos parâmetros de avaliação da própria faculdade e consequentemente, da universidade;
• Criar condições para a participação da universidade em caráter multicampi na elaboração das políticas públicas voltadas para a população, bem como para se constituir em organismo legítimo para acompanhar e avaliar a implantação das mesmas, tendo a faculdade como locus de discussão e debate e, por fim;
• Possibilitar novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social da sociedade.

Histórico do Centro de Extensão da FaE

O Centro de Extensão é parte da estrutura da Faculdade de Educação e sua origem remete ao Regimento do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação – IEMG, de 1985 ao lado do Centro de Ensino e de Pesquisa. No referido documento, o Centro de Extensão tinha, dentre outras, a competência de responsabilizar-se pela política de extensão do Curso de Pedagogia e propor sua viabilização, além de assessorar, quando solicitado, os Departamentos e órgãos colegiados do Curso em programas e atividades de extensão.

Em 1994, a Lei 11.539 incorpora o Curso de Pedagogia do IEMG, possibilitando assim a criação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ao lado do Centro de Ensino e de Pesquisa, o centro de extensão pretende contribuir para a observância do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como previsto em seu Estatuto.

Estrutura do Centro de Extensão

Cada Centro da FaE/UEMG se organiza a partir de um colegiado composto por docentes representantes de cada Departamento e um representante da Direção da Faculdade, no interior do qual há eleição daquele que será o coordenador do Centro. O Centro também conta com um secretário.

Desde o período de sua criação, o Centro de Extensão pode contar com a contribuição dos seguintes coordenadores de extensão:
2002 – 2005: Profª Vanda Terezinha Medeiros de Barros.
2006 – 2010: Profª Maria do Carmo Brandão Faria.
2011 - 2015: Profº Roberto Márcio de Resende.
2016 - 2017:Profº Marcos Matozinhos Munhós.

Fontes

Estatuto da UEMG - 2013
Regimento do Curso de Pedagogia do IEMG - 1985
Plano Nacional de Extensão Universitária -
Resolução COEPE/UEMG Nº. 161/2015