+ Notícias  


Elas com Ciências

O projeto Elas ComCiências, coordenado pelas professoras da UEMG Fernanda Aires Guedes Ferreira (FaE), Fernanda Nobre Amaral Villani (Divinópolis) e Gláucia Soares Barbosa (FaE) foi aprovado com pontuação máxima na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A proposta é uma iniciativa da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica – AMPIC, com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde – NEMAS, da Faculdade de Educação/UEMG.

O objetivo é promover a ciência entre as mulheres de modo a engajar meninas e professoras na autoria de trabalhos de Iniciação Científica nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, fortalecendo a educação científica nas escolas de educação básica e na sociedade.

O projeto inclui bolsas de estudo para cinco professoras de cinco escolas públicas distintas da cidade de Mateus Leme. Cada professora irá orientar três alunas bolsistas para desenvolverem projetos de iniciação científica nas áreas de química, astronomia, matemática, física e tecnologias, que também contarão com o apoio de mais três bolsistas alunas da graduação de áreas afins. Toda a equipe é inteiramente composta por mulheres!

No dia 16 de fevereiro de 2019 houve a primeira reunião do projeto para apresentação da proposta, discussão do cronograma e reflexões sobre as expectativas. Entre as falas entusiasmadas das participantes, a de uma aluna do 2º ano do ensino médio chama atenção:

“O equívoco do ser humano é pensar que nós mulheres só podemos construir uma família e manusear uma cozinha. O equívoco deles é pensar só isso, mas nós podemos muito mais. Se nós queremos, nós podemos. Então, por isso que eu escolhi participar desse projeto para mostrar não apenas para a sociedade dessa cidade, mas para o mundo, que nós podemos aquilo que queremos fazer” (Bolsista do Projeto).

Os primeiros resultados desse trabalho serão apresentados na III Feira Mineira de Iniciação Científica – FEMIC, em agosto de 2019.

Para saber mais entre em contato em: elascomciencias@ampic.ong.br

 

 


Por: CenC - 08/03/19