+ Notícias  


Projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar

O projeto de extensão, na área de educação hospitalar, visa ao atendimento pedagógico de crianças e adolescentes em idade escolar, matriculados ou não no ensino básico, impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internação hospitalar ou de outras formas de tratamento de saúde, de modo a permitir a continuidade no processo de escolarização, a inserção ou a reinserção em seu ambiente escolar.

O objetivo do projeto é promover o vínculo com a escola de cerca de 100 crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital da Baleia, e com isso, minimizar os efeitos da hospitalização, possibilitando que a criança e o adolescente enfermos mantenham conexão com sua vida, sua rotina fora do hospital. Colaborando assim, no processo de reabilitação e no resgate da identidade do escolar hospitalizado, muitas vezes, diluída numa situação de internação, uma realidade diferente da sua vida cotidiana.

As atividades pedagógicas e lúdicas realizadas no Hospital incorporam e acompanham os conteúdos escolares, com vistas a evitar a defasagem de conteúdos e uma possível exclusão escolar, e ainda operam com processos de conhecimento afetivos e cognitivos no resgate da saúde da criança e do adolescente hospitalizados.

Para os alunos do curso de pedagogia, o projeto contribuirá no processo de formação dos professores num contexto da escola inclusiva, e de acordo com a Coordenadora do Curso de Pedagogia, a professora Neide Elisa Portes dos Santos, atenderá a uma demanda antiga dos alunos, que desejavam conhecer outras áreas de atuação do Pedagogo.

Mais de 30 alunos já se inscreveram para atuar no projeto, e nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, participaram de um treinamento no Hospital da Baleia ministrado pela psicóloga da Pediatria Flavia Aparecida Braga Vilaça Limongee pela  colaboradora do NEP- Núcleo de Ensino e Pesquisa,Kênia Clara de Lima Pereira. Além disso, os alunos fizeram um “tour” pela instituição para conhecer os espaços em que atuarão.


Por: CenC - 30/10/19