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ORIENTAÇÕES - COVID-19.

Processo nº 2350.01.0002580/2020-03

A Universidade do Estado de Minas Gerais realizou diversas reuniões com setores do Governo do Estado com vistas a adotar medidas que preservem o ambiente acadêmico, os estudantes e os profissionais envolvidos em suas atividades neste momento de enfrentamento à pandemia do Covid-19. Neste sentido, foi publicada hoje (16/03/2020) Nota à Comunidade Acadêmica com esclarecimentos e recomendações que deverão ser seguidas pela UEMG em todas as suas Unidades, consoantes com as determinações do Governo estadual.

Reforçamos que todas as medidas que estão sendo e serão adotadas, além do objetivo principal de preservar a integridade de todos os indivíduos que contribuem para as atividades da UEMG, visam garantir um combate eficiente da propagação do vírus e minimizar o pânico entre os cidadãos. Quaisquer medidas anunciadas pela Universidade estarão em consonância com as determinações governamentais e dos órgãos responsáveis pelas políticas de saúde, prevenção e enfrentamento à crise. Neste cenário inédito e com diversas situações que exigem reavaliação diária para definição das medidas de controle e prevenção, é imperativo seguir as orientações dos órgãos e instituições tecnicamente preparados para tal.

Nesse sentido, a coordenação e centralidade das orientações é de suma importância para garantir que as medidas corretas sejam adotadas, de forma tempestiva e evitando que a crise tome uma proporção excessiva. As Unidades da UEMG deverão seguir as orientações desta Reitoria, sendo vedado qualquer tipo de providência em caráter autônomo e sem prévia comunicação. Quaisquer deliberações que envolvam o funcionamento da Unidade, quer seja em âmbito administrativo, quer seja em âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão, devem seguir a orientação geral emitida pela Reitoria. Caso a Direção da Unidade entenda se tratar de situação específica e que requeira análise diferenciada, deve entrar em contato com esta Reitoria para discussão do tema.

No que se refere especificamente aos servidores (professores, técnicos-administrativos, terceirizados) e estagiários em exercício nas Unidades, a UEMG deverá seguir as orientações constantes no Decreto nº 47.886, de 15 de março de 2020 e na orientação de Serviço SEPLAG/SUGESP nº 01/2020, ambos em anexo neste processo. Ademais, para os casos de afastamento previstos nesses instrumentos, a Unidade deverá comunicar prontamente à Gerência de Gestão de Recursos Humanos (GGRH), através do e-mail drh@uemg.br. A GGRH manterá registro atualizado dos casos comunicados e reportará aos órgãos competentes, quando solicitado.

Por fim, agradecemos o empenho de vocês para construir uma Universidade cada vez melhor, principalmente neste cenário complicado que estamos enfrentando. Certa da compreensão e colaboração de todos e todas, antecipadamente agradeço.

Orientação de Serviço Seplag-Sugesp nº 01-2020
Decreto n. 47.886-2020
Ofício Circular UEMG-GABREITOR nº 3-2020

Por: CenC - 18/03/20