Núcleos de Pesquisa FaE / CBH/ UEMG

Acesso ao núcleo: 

Núcleo:   Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS
Responsável:  Coordenadora: Prof. Drª. Gláucia Soares Barbosa
Síntese:
O Núcleo de Estudos sobre Educação, Meio Ambiente e Saúde está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.
Tem como objetivo principal articular e desenvolver pesquisas e projetos de extensão sobre as diversas abordagens educativas relacionadas ao ambiente, ciências e saúde, buscando desenvolvimento de projetos de intervenção ambiental em escolas e comunidades e, sobretudo, desencadear um processo reflexivo de busca de uma nova ordem nas relações entre sociedade e natureza.
Linhas de pesquisa
a) Educação Ambiental;
b) Educação e Saúde;
c) Ensino de Ciências.
    
Núcleo:  Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia NEPPp
Responsável:  
Síntese:
Criado em 2003 o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Psicologia da Educação e Psicopedagogia neppp da FAE-CBH-UEMG tem como propósito aprofundar os estudos e pesquisas na área da Psicologia da Educação e Psicopedagogia. O Núcleo é constituído por professores do Programa de Pós graduação Lato Sensu, vinculado ao Curso de Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e ao Programa de Pós graduação Stricto Sensu vinculado ao Mestrado em Educação e Humanidades de fae-UEMG. Linha de pesquisas: - História da Psicologia da Educação em Minas Gerais. - Fundamentos da Psicopedagogia. - Processos de ensino-aprendizagem. - Práticas Educativas na Psicopedagogia.
    
Núcleo:  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL
Responsável:  
Síntese:
Idealizado por alguns docentes em 2003 e criado em 2007, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL da FaE-CBH-UEMG tem como propósito aprofundar os estudos e pesquisas na área de Educação, Linguagens, Alfabetização e Letramentos. O Núcleo é constituído por professores da Graduação, da Pós-graduação Lato Sensu e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu vinculado ao Mestrado em Educação e Formação Humana da FaE-UEMG. Palavras chave: Educação, Pesquisa, Linguagens, Alfabetização, Letramentos. OBJETIVO GERAL Desenvolver e estimular atividades de estudo, pesquisa, extensão e formação docente no campo da linguagem englobando: alfabetização, letramentos, culturas do escrito, literatura, leitura e escrita no desenvolvimento da língua portuguesa, da matemática, entre outras interfaces da linguagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Aprofundar estudos na área de alfabetização, literatura, leitura e escrita, numa perspectiva inter e transdisciplinar; •Promover intercâmbios interinstitucionais, intermunicipais e interestaduais, que desenvolvam estudos, pesquisas e projetos sobre a temática; •Desenvolver projetos de pesquisa que objetivem compreender as concepções, práticas e apropriações de diferentes linguagens; •Promover colóquios, fóruns, debates, simpósios, encontros e cursos de especialização e de extensão em linguagens; •Promover ações que visem à formação inicial e continuada de professores/as, a melhoria do ensino e das relações da linguagem, no contexto das práticas educativas.
    
Núcleo:  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT)
Responsável:  
Síntese:
O NECT – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia – implantado e estruturado em 2001, tem como finalidade estudar e pesquisar a utilização dos diversos meios e recursos tecnológicos, tendo como objetivo principal contribuir com a formação de futuros profissionais da educação, promovendo assim um debate permanente entre práticas pedagógicas inovadoras em diálogo com as múltiplas tecnologias. Confira nossa página no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.
Tais objetivos do núcleo estão em consonância com Ministério da Educação quanto à universalização do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no sistema público de ensino e atualmente o NECT desenvolve pesquisas relacionadas às seguintes linhas: Educação a Distância, Mídia-Educação e Informática Educativa.
As produções e pesquisas desenvolvidas subsidiam ainda outros projetos e programas nas áreas do Ensino e Extensão. Por se tratar de um núcleo estruturado no âmbito de uma instituição estadual, o NECT procura atuar na elaboração propostas que envolvam as diversas instâncias educacionais, com especial atenção para os espaços públicos de ensino, como escolas municipais e estaduais.
As discussões e reflexões desenvolvidas pelo NECT tem contribuído significativamente para a elaboração de uma política de Educação e Tecnologia para a FaE/CBH/UEMG, subsidiando inclusive os estudos das Comissões de Currículo do Curso de Pedagogia. Atualmente são ofertadas 04 (quatro) temas-disciplinas intituladas “Estudos sobre Educação e Tecnologia” com as seguintes ênfases:
“Sociedade da Informação e Conhecimento” no Núcleo Formativo II;
“Mediação Tecnológica” no Núcleo Formativo VI;
“Mídias e Educação” no Núcleo Formativo VII;
“Informática Educativa” no Núcleo Formativo VIII.
Compõe ainda a política do NECT, a gestão de dois espaços voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária: os espaços EDUCARE e POIESIS. O Espaço EDUCARE de Educação e Informática é um ambiente de aprendizagem para atendimento às variadas demandas do campo da informática instrumental e educativa aos alunos, professores e funcionários da FaE/CBH/UEMG. Já o Espaço POIESIS de Educação e Mídia é um ambiente de produção de mídias direcionado para o planejamento e desenvolvimento de propostas e outras atividades no campo da mídia-educação. Neste ambiente são desenvolvidos projetos relacionados à produção de animações, documentários, oficinas temáticas entre outras ações.
    
Núcleo:  Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação
Responsável:  Gilvanice Barbosa da Silva Musial
Síntese:
    
Núcleo:  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPPE
Responsável:  Carla Maria Nogueira de Carvalho
Síntese:
Linhas de pesquisa:
1. Políticas Públicas da Educação Básica e tempos de vivência;
2. Políticas Educacionais para a diversidade, inclusão e cotidiano escolar;
3. Políticas Públicas de formação e trabalho docente;
4. Políticas Públicas de Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação Básica e Superior.

Docentes Envolvidos
Cláudia Ocelli Costa - Mestrado
Cristiane França - Mestrado
Danielle Lameirinhas Carvalhar - Mestrado
Gerardo Marcelo Kahan - Doutorado
Joana Beatriz Barros Pereira - Doutorado
Juliana Cordeiro Soares Branco - Doutorado
Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna - Mestrado
Liliana Borges - Mestrado
Lucimara Destéfani de Souza Penha - Doutorado
Nilson de Matos Silva - Mestrado
Rogéria Cristina - Mestrado
Solange Christina Carneiro Rodriguez - Mestrado
    
Núcleo:  Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - NEPEJA
Responsável:  Nagela Aparecida Brandao
Síntese:
    
Núcleo:  O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e História da Educação - NEPFHE
Responsável:  
Síntese:
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e História da Educação - NEPFHE -, foi formalizado em dezembro de 2008. Com o propósito de articular e congregar os trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Educação/CBH/UEMG, em particular aqueles das suas linhas mestras, a Filosofia e a História da Educação, o Núcleo tem promovido de forma efetiva a ação, o debate e a pesquisa sobre a educação em seus vários espaços. Entre os eventos podemos destacar o ‘Diálogos Extemporâneos’ que chegou à sua quinta edição, e com uma dinâmica que valoriza a relação ensino, pesquisa e extensão. Também o projeto ‘Roda de Conversa’ é outro importante evento que trás para o espaço discussões sobre a Infância e o meio que a envolve. O Núcleo também participa da promoção dos vários encontros nos Sábados Temáticos organizados pela FaE. Por meio de seus membros tivemos representantes nos dois últimos Colóquios Internacionais de Filosofia da Educação organizados pela UERJ.