Produções acadêmicas

Ano:  Orientador(a):  

TítuloEDUCAÇÃO DO SUJEITO PRESO: perspectivas e reflexões a partir da lei 12.433/11.
Ano2013 - Idioma Português

 
AutoresFERREIRA, Marcelo de Mesquita
GOMES, Mariangela Rossini
PEREIRA, Jussane Silva
BRAVIM, Elisa Maria Vieira
ARAÚJO, Darla Alexandrina Gomes

 
OrientadorDavid José Gonçalves Ramos
 
Resumo...
A presente pesquisa pretende problematizar uma área da educação pouco conhecida e que começa a ganhar uma tímida projeção em nossa Sociedade: a educação em presídio. Por meio de análises e reflexões sobre o direito à educação no presídio que a Lei 12.433/11 concerne ao preso, percebe-se a contribuição que a educação no presídio pode oferecer. Partindo de um referencial filosófico para conseguir aproximação do tão intrigante objeto de pesquisa: o sujeito preso e com base no estudo de caso realizado, as reflexões foram dialogadas com diversos autores. Permeado pela dualidade de sentido e abstração que a liberdade pode representar para o condenado, inclusive no que tange a remição de pena e atendo-se ao pressuposto de que a educação pode participar direta e indiretamente como meio de reinserção social, foram realizados questionários com profissionais da educação em presídio, com presos e também com agentes penitenciários com o intuito de observar como a educação é oferecida e se a Lei está sendo cumprida. Para perceber outros pontos de vista e averiguar como o direito à educação nos presídios e a privação da liberdade são vistos pela Sociedade, foi entrevistada uma profissional da área da psicologia que atuou no sistema prisional durante mais de sete anos, foram aplicados questionários sociais em grupos distintos de nossa sociedade e também foi realizado um sarau temático sobre liberdade.