Sobre a FaE

A Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais tem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas e iniciadas no então Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Minas Gerais que à época de sua integração à Universidade já contava com 25 anos de funcionamento.

Da história e da experiência de formação consolidada pela Faculdade de Educação, é que emergem as condições para a criação de novas licenciaturas que ofereçam formação para as várias etapas da Educação Básica, com o intuito de tornar efetivo o papel esperado da faculdade, definido nos objetivos institucionais da UEMG, além de ampliar significativamente a sua atuação na formação de profissionais em Educação em todos os níveis, especialmente a partir da abertura do Curso de Pedagogia e do Curso de Pós-Graduação em Educação.

A Faculdade de Educação do Campus de Belo Horizonte, da UEMG, constituiu-se a partir da incorporação, em 1994, do Curso de Pedagogia do IEMG. As reais origens desse curso na educação mineira localizam-se em 1928/29, com a Escola de Aperfeiçoamento, cuja principal finalidade era a de preparar docentes para atuação em Escolas Normais, alcançando, deste modo, também a  Educação no nível do então ensino primário. Em 1948 transformou-se no Curso de Administração Escolar com a função precípua de preparar profissionais para atuação nas escolas da rede estadual e em órgãos do sistema educacional, como o próprio órgão central e as inspetorias regionais e municipais de ensino. Em 1970 teve origem o Curso de Pedagogia, quando, por força da Lei Nº 5540/68, o Curso de Administração Escolar teve suas atividades concluídas, uma vez que passou a ser exigida em nível superior a formação do profissional ali preparado.