Coordenação

Profª Sara Clementina Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (1995) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco-UCB (1996). Em 2011 obteve o Grau de Mestre em Educação com a defesa da dissertação: "EFICÁCIA ESCOLAR EM MEIOS POPULARES: UMA EXPERIÊNCIA COM AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação Humana -PPGE / Campus Belo Horizonte/ Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente é coordenadora do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" Especialização em "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS" da FaE/UEMG, professora das disciplinas "Alfabetização e Letramento: leitura e escrita" e "Alfabetização Musical na Educação Básica", professora do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da disciplina: "Alfabetização e Letramento", membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem - NEPEL. É pesquisadora nas linhas de pesquisas: "Alfabetização, Leitura e Escrita" e "Letramentos em Português e outras Linguagens" com experiência em práticas educativas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Professora Formadora na área de diferentes Linguagens: leitura e escrita, alfabetização e letramentos, produção de textos, música, movimento, teatro, processos lúdicos na infância.(CV)

 

 

Profª Neide Elisa Portes dos Santos
Graduou-se em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Licenciatura em História (PUC/MG). Possui mestrado em Educação (1997), doutorado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atuou como Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação/UEMG em 2013/14. Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). As pesquisas focalizam os seguintes temas: saberes e práticas docentes, práticas culturais e sociais de leitura e desigualdades raciais/ desigualdades escolares.(CV)